
VACINAS
Para evitar transtornos, os brasileiros que pretendem viajar para o exterior precisam estar atentos a alguns cuidados de saúde e portar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) ao visitar países que o exigem. Assim como o passaporte, trata-se de um documento obrigatório para entrada em alguns países, como Austrália, África do Sul, Arábia Saudita, China, Egito, Uruguai e Rússia. Alguns países chegam a impedir a entrada de estrangeiros procedentes de regiões com risco de contaminação por febre amarela, como é o caso do Brasil, e que não possuem o CIVP.
Mais informações diretamente no site da Anvisa.

BAGAGEM
Voos Nacionais - nas aeronaves com mais de 31 assentos, cada passageiro (adulto ou criança) tem direito a 23kg de bagagem. Pode-se despachar mais de um volume, desde que o peso total não exceda esse limite. Bagagem de Mão - nos voos nacionais, certifique-se de que a soma das dimensões de sua bagagem de mão (altura + comprimento + largura) não ultrapasse 115 cm e o peso total não exceda 5kg.

CARTEIRA INTERNACIONAL DE HABILITAÇÃO
Geralmente, a carteira nacional de habilitação é aceita na maioria dos países. É preciso ligar para a representação diplomática mais próxima e se informar sobre a aceitação ou não da carteira brasileira. Para evitar problemas, porém, é melhor providenciar uma habilitação com validade internacional.

MEDICAMENTOS
É aconselhável levar na viagem os remédios de uso habitual, pois muitas vezes eles não são encontrados no local ou têm nome comercial diferente do usado no Brasil. Em muitos países, é preciso receita médica para comprar o remédio. Por isso, será preciso consultar um médico antes de comprá-lo.

CARTÕES DE CRÉDITO
Para viagem internacional, não esqueça de habilitar seu cartão junto ao banco para utilização no exterior. Em caso de perda ou roubo, cancele-os imediatamente pelos telefones de emergência da operadora de cartão.
